quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Atividade 21/08. O que é Tipologia ? O que é Diplomática?

Salve-salve pessoas ! Inaugurando a série atividades feitas em aula, vamos à primeira dela, que foi a realizada no dia 21 de Agosto. 

O que é diplomática: é a ciência que estuda os actos escritos tendo em vista determinar a sua autenticidade, a sua integridade, e a data da sua emissão. (fonte: wikipedia-br)

D: E o testemunho escrito e redigido segundo uma forma determinada, variável em relação ao lugar, à época, à pessoa e ao tema, sobre um fato de natureza jurídica. (Sickel, do livro arquivos permantes, Bellotto)

D: Testemunho escrito de um fato de natureza jurídica, redigido de modo a observar certas formas estabelecidas, as quais se destinam a dar lhe fé e força probatória (Paoli, do livro arquivos permantes, Bellotto)


O que é tipologia ? Tipologia documental é a ampliação da diplomática na direção da gênese documental e de sua contextualização nas atribuições, competências, funções e atividades da entidade geradora/acumuladora.

Porque é importante estudar diplomática e tipologia ? Em objetivo, o estudo da diplomática é a configuração interna do documento, o estudo jurídico das partes e dos seus caracteres para aquilatar sua autenticidades e fidedignidade, enquanto o objeto da tipologia o estuda como componente de conjuntos orgânicos, isto é, como integrante da mesma série documental, advinda da junção de documentos correspondentes à mesma atividade.

0 pessoas amaram: