Manual para preenchimento do formulário da análise documental dos Arquivos Confidenciais postados.
Para análise dos documentos postados, deverão ser observados os itens na análise tipológica, de acordo com o modelo criado pelos Arquivistas de Madri, acrescido de alguns elementos sugeridos pela Heloísa Liberalli Belloto.
1) Tipo [Espécie documental + atividade concernente]
1.1) Denominação a ser buscada na legislação, em tratados
de direito administrativo, manuais de rotinas burocráticas,
glossários, dicionários terminológicos ou a partir do próprio
documento.
1.2) Caracteres externos (gênero, suporte, formato, forma).
2) Código da série que corresponde ao tipo no plano de
classificação. Posição da série dentro do fundo ou do conjunto maior.
3) Entidade produtora acumuladora [atribuições]. Suas
subdivisões correspondem, em geral, às funções, se for o caso.
4) [Atividade(s) que gera(m) o tipo documental em foco].
5) Destinatário, se for o caso
6) Legislação que cria a entidade e a função/atividade que
originará a série.
7) Tramitação. Seqüência das diligências e ações (trâmites),
prescritas para o andamento de documentos de natureza
administrativa até seu julgamento ou solução. É o procedimento
que gera e em que atua a tipologia.
8) Documentos básicos que compõem o processo, se for o caso.
9) Ordenação. Posição dos documentos dentro da série.
10) Conteúdo. Dados repetitivos na tipologia analisada.
11) Vigência. “Qualidade que apresenta um documento
enquanto permanecem efetivos e válidos os encargos e
disposições nele contidos”. [Tempo de arquivamento no arquivo
setorial.]
12) [Prazos.] [Tempo de permanência no arquivo setorial.]
Eliminação [ou preservação em arquivo permanente]. A fixação
dos prazos não cabe quando se analisa documentos já de
guarda permanente.
Boa semana a todos!!!
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
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1 pessoas amaram:
Olá, meninos...
Olhem só... eu acho que vocês podem estruturar melhor a ficha de vocês. No caso deixar o tipo documental por último, já que para definí-lo vcs precisam da espécie documental. Comecem com a análise dos caracteres extrinsecos, passem pros intrinsecos, tramite e depois pra a análise da função do documento. Assim fica mais estruturadinho. Outra coisa: vcs não acham que Vigência e Prazo estão se confundindo? Parece que um é o outro incompleto: prazo (no corrente e permanente) e vigência (corrente).
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